Saiba o que é a Hipertensão Arterial

hipertensao

As pessoas muitas vezes não sabem o que provoca a hipertensão arterial, mas é a doença cardiovascular mais comum. A pessoas que sofrem de pressão alta geralmente vêm a saber sobre ele durante o exame de rotina.

 

A pressão arterial significa a pressão ou força que o sangue exerce sobre as paredes das artérias à medida que flui através do corpo. Assim como a água no tubo ou o ar num pneu, o sangue também exerce uma certa pressão sobre as artérias. Assim, quando a pressão é muito alta, pode danificar as artérias podendo resultar num acidente vascular cerebral, ou outras doenças cardíacas.

A pressão arterial elevada é conhecida por ser o principal motivo de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

Medição da Pressão Arterial
A pressão arterial é expressa através de números. O número maior é referido como a pressão sistólica. Denota a pressão sobre as paredes das artérias quando o coração bombeia o sangue. O número menor é conhecido como a pressão diastólica, que representa a pressão sobre as artérias quando o coração está em repouso, entre o bombeamento.

Durante o nascimento, a pressão arterial normal da criança é 90/60. No caso de um adulto saudável, a pressão arterial normal é 120/80. Não se assuste se mostrar um valor mais alto se medir imediatamente depois de jogar um jogo de badminton ou tiver tido uma discussão inflamada. A pressão arterial no nosso corpo está sempre a mudar dependendo do nosso estado físico e emocional.

A pressão sanguínea normal pode também variar de pessoa para pessoa. Também varia em diferentes partes do corpo. A hipertensão arterial coloca o coração em excesso de trabalho. Além de danificar os vasos sanguíneos, pode afetar os olhos, rins e cérebro.

Se a pressão sanguínea de uma pessoa mostrar a leitura de 140/90 ou superior, então pode-se dizer que a pessoa que sofre de hipertensão. A leitura de 200/120 ou superior requer um tratamento imediato. Mas para pessoas com diabetes, mesmo  com uma leitura de 130/80 exige atenção médica imediata, as pessoas diabéticas são mais propensas a doenças cardíacas.

Pesquisas médicas reconhecem que 120/80 como o limite do limiar da pressão sanguínea elevada. Uma leitura ligeiramente maior do que isto é conhecido como pré-hipertensão. Esta condição pode levar a danos nas artérias, cérebro, rins e coração. Assim, essas pessoas precisam de tratamento médico adequado.

Não obstante esse perigo constante, muitas pessoas não estão conscientes da sua condição. A hipertensão é também conhecida como o “assassino silencioso”, devido ao fato de que realmente não se manifesta na forma de alguns sintomas iniciais, embora possa causar sérios danos para os diferentes órgãos do corpo. Quando não tratada, a hipertensão arterial pode resultar num ataque cardíaco, problemas de visão, falhas renais e acidentes vasculares cerebrais, que por vezes podem revelar-se fatais.

Pode também resultar em insuficiência cardíaca. As pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca podem ter dificuldade em respirar. A pressão invulgarmente elevada na gama de diastólica de 130 ou uma pressão sistólica de mais de 200 é conhecida como hipertensão maligna. A condição das pessoas que sofrem desses casos, pode piorar rapidamente podendo danificar os órgãos. Assim sendo, essas pessoas precisam de tratamento médico imediato.

Mas com cuidado e atenção, a hipertensão pode ser mantido sob controle. A primeira coisa que deve fazer é manter um vigilância sobre a sua pressão arterial em intervalos regulares.

Quem são as pessoas propensas a sofrer de hipertensão arterial ?

Os seguintes grupos de pessoas são mais propensas a serem afetadas pela hipertensão arterial:

  •      As pessoas negras
  •      As obesas
  •      Como mais de 55 anos de idade
  •      As que levam uma vida sedentária
  •     As que consomem  excesso de bebida alcoólicas
  •      As que fumam muito
  •     As que tem uma dieta rica em sódio e gorduras saturadas
  •     As que usam medicamentos como descongestionantes, anti inflamatórios não esteróides e cocaína regularmente

 

O que provoca pressão hipertensão arterial

Embora as causas da hipertensão ainda estão para ser totalmente compreendidas, existem certos fatores orientadores. A hipertensão é hereditária na natureza e os homens são mais prováveis sofrer com isso do que as mulheres. A hipótese de pessoas de raça negra desenvolverem a doença é o dobro do que a de pessoas brancas. As mulheres negras sofrem mais com ela após a idade de 65 anos.

O consumo em excesso de sal  provoca a hipertensão arterial
Ela também está ligada à comida que comemos e o estilo de vida que levamos. A elevada ingestão de sal é conhecido por causar hipertensão arterial.
A maioria das pessoas que sofrem de hipertensão são ‘sensível ao sal’, o que significa que uma pequena quantidade de sal de mais do que as necessidades do corpo, pode acentuar a pressão sanguínea. Ansiedade, diabetes, obesidade, consumo de álcool, falta de exercício e ingestão inadequada de cálcio, magnésio e potássio também provoca pressão alta.

A hipertensão secundária
Se a razão por detrás da hipertensão pode ser estabelecida, então, é denominada como hipertensão secundária. Doenças renais são conhecidas por ser a principal causa desta. Outras razões podem ser tumores e  o excesso de secreção pelas glândulas supra-renais. Gravidez, pílulas anticoncepcionais e outros medicamentos que também provocam a hipertensão arterial.

Outros artigos de interesse:



Comentários

comentários

Read more:
Pequeno almoço cremoso

Comece a sua manhã com este batido cremoso e frutado, aromatizado com canela, gengibre e baunilha. Ingredientes: 1 laranja grande...

Close