Psoríase

Psoriase

A psoríase é uma doença crónica da pele caracterizada por manchas vermelhas na pele, muitas vezes acompanhadas placas esbranquiçadas de células mortas da pele. Não é contagiosa.

A psoríase é uma doença auto-imune, o que significa sistema de defesa do corpo ataca as células saudáveis do corpo. Isso cria células da pele que crescem e morrem em menos de uma semana, que é extremamente rápido, considerando que as células normais crescem e substituem as células mortas normalmente no período de um mês.

A acumulação de células mortas sobre a superfície da pele é chamada placa. Embora estas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, são mais comuns nas seguintes áreas:

  • Mãos
  • Cotovelos
  • Pernas
  • Costas
  • Peito
  • Unhas
  • Couro cabeludo
  • Dobras nas nádegas e virilha

Estima-se que cerca de 125 milhões de pessoas em todo o mundo (cerca de 2,2 por cento da população) têm psoríase, tornando a doença mais prevalente auto-imune no mundo.

Embora a psoríase afeta a pele, vai além de um problema cosmético. Os sintomas exteriores da psoríase pode afetar a auto-estima e pessoal de uma pessoa, pode criar problemas nas suas vidas quotidianas, tais como a ansiedade.

Tipos de Psoríase

Existem vários tipos diferentes de psoríase, que se distinguem por a área afectada do corpo e o tipo de manchas. Elas incluem:

Psoríase do couro cabeludo

Este tipo envolve placas no couro cabeludo, que normalmente pode ser confundida como a caspa. Cerca de metade de todas as pessoas com qualquer tipo de psoríase também têm psoríase do couro cabeludo.

Psoríase em placas

Encontrado qualquer parte do corpo, a psoríase em placas é a forma mais comum de psoríase. Pequenas saliências vermelhas espalhadas e células mortas formando placas a partir dessas áreas.

Psoríase inversa

Este tipo de psoríase envolve suaves lesões inflamadas em áreas onde existem dobras da pele, como as axilas, virilhas, ou sob o peito.

Psoríase eritrodérmica

Este tipo provoca perturbações graves para o equilíbrio químico do corpo, afetando a maioria do corpo, e faz com que os sintomas, tais como escamação grave, dor, e prurido até ao ponto onde a pele parece que foi queimada.

Psoríase pustulosa

Caracterizado por vesículas (bolhas) cheias de pus, este tipo pode estar contido numa área pequena ou generalizada. Pode ser um precursor para a psoríase em placas ou se desenvolver em quem já tem.

Psoríase gutata

Trata-se de pequenos pontos vermelhos que aumentam rapidamente e, muitas vezes desenvolvem escamas no couro cabeludo, braços, pernas e torso. Elas podem desaparecer sem qualquer tratamento, mas podem aparecer mais tarde, como psoríase em placas.

Psoríase ungueal

Esta forma de psoríase afeta as unhas das mãos e pés com descoloração, descamação e espessamento.

Complicações

As pessoas com psoríase correm um maior risco de desenvolver artrite psoriática, um tipo de inchaço nas articulações e inflamação associada com a psoríase. O sistema imunológico ataca as articulações da mesma forma que ataca as células saudáveis da pele, causando inchaço nas articulações, sensibilidade e dor. A artrite psoriásica é muitas vezes lenta a desenvolver-se, mas pode-se desenvolver rapidamente, geralmente em conjunto com surtos graves da pele.

Se a sua psoríase começa de repente a piorar, ou seja, se começar a experimentar um aumento da dor, inchaço e sensibilidade; desenvolver vermelhidão, notar um corrimento ou pus, ter efeitos secundários como vómitos, diarreia com sangue, calafrios, ou começar com uma febre com mais de 38º C, deve ligar ao seu médico imediatamente. A sua condição pode estar a piorar e precisa de atenção rápida.

Causas

Os investigadores têm sido incapazes de identificar uma causa singular para a psoríase, mas estudos sugerem que a psoríase é uma doença auto-imune, começa no sistema imunológico, o resultado da reação excessiva do sistema imunitário a estímulos.

Num sistema imunológico funcionando devidamente, as células T, um tipo de célula branca do sangue, protegem o organismo contra infeções e doenças, identificando e destruindo material estranho. Com a psoríase, as células T exageram, confundindo células saudáveis da pele com células perigosos, e desencadeiam uma cadeia de respostas desnecessárias do sistema imunológico.

Certos fatores podem desencadear a psoríase numa pessoa que nunca teve sintomas antes. E para aqueles que têm psoríase, esses mesmos fatores podem desencadear outro ataque com a doença.

Esse fatores incluem:

  • Infecções bacterianas ou virais, como a inflamação de garganta ou Constipação (resfriado comum)
  • Doenças que enfraquecem o sistema imunológico, como HIV (SIDA) ou cancro
  • Stress emocional
  • Ar seco ou a pele seca (particularmente a partir de alterações no tempo)
  • Alguns medicamentos, tais como os beta-bloqueadores, lítio e medicamentos anti-malária
  • Cortes, picadas ou queimaduras na pele
  • Demasiada luz solar ou pouca luz solar (queimaduras solares)
  • Aumento na ingestão de álcool
  • Fumar

A seguir: Tratamento da Psoríase

Outros artigos de interesse:



Comentários

comentários

Read more:
Fibrose Cistica
Fibrose cística

A fibrose cística é uma doença hereditária que provoca muco espesso e pegajoso a acumular-se nos pulmões e no sistema...

Close