Pielonefrite

Pielonefrite

A pielonefrite é uma inflamação do rim e do sistema urinário superior que geralmente resulta de uma infeção bacteriana não contagiosa da bexiga (cistite).

Descrição

A pielonefrite aguda é mais comum em mulheres adultas, mas pode afetar pessoas de qualquer sexo e qualquer idade. Geralmente tem um início súbito, com sintomas que muitas vezes são confundidos como os resultados de tensão na região lombar. A pielonefrite é muitas vezes agravada por uma infeção sistémica. Se não for tratada ou não resolvida, que pode evoluir para uma condição crónica que dura meses ou anos, levando a cicatrizes e possível perda da função renal.

Causas e sintomas

A causa mais comum de pielonefrite é o refluxo (a urina volta de novo para os rins) de urina infetada da bexiga para o sistema urinário superior (rins). As infeções bacterianas podem também ser levadas para um ou ambos os rins, através da corrente sanguínea ou a partir de gânglios linfáticos, da infecção que começou na bexiga. Infeção nos rins, por vezes, resulta de urina que fica estagnada devido à obstrução do fluxo urinário livre. Um bloqueio ou anomalia do sistema urinário, tais como aqueles causados por pedras, tumores, deformidades congénitas ou perda de função da bexiga de doença do sistema nervoso, aumentam o risco de pielonefrite. Outros fatores de risco incluem diabetes mellitus, gravidez, infeções crónicas da bexiga, uma história de abuso de analgésicos, paralisia de lesão medular, ou tumores. Cateteres, tubos, ou procedimentos cirúrgicos também podem desencadear uma infeção nos rins.

As bactérias que são mais susceptíveis de causar pielonefrite são aquelas que normalmente ocorrem nas fezes. Escherichia coli provoca cerca de 85% de infeções da bexiga e infeções renais em pacientes sem obstrução ou história de procedimentos cirúrgicos. Klebsiella, Enterobacter, Proteus, Pseudomonas são outras causas comuns de infecção. Uma vez que estes organismos entram no sistema urinário, e agarram-se aos tecidos que revestem o sistema e multiplicam-se neles.

Os sintomas de pielonefrite aguda geralmente incluem febre e calafrios, Ardor ou micção frequente, dor em um ou ambos os lados da parte inferior das costas ou no abdómen, urina turva ou com sangue e fadiga. O paciente também pode ter náuseas, vómitos e diarreia. A dor lombar pode ser extrema. Os sintomas de pielonefrite crónica incluem fraqueza, perda de apetite, hipertensão, anemia, a e sangue na urina.

Outros artigos de interesse:



Comentários

comentários

Read more:
insuficiencia-cardiaca
Insuficiência Cardíaca

A insuficiência cardíaca, também chamada de insuficiência cardíaca congestiva, é uma condição na qual o coração já não consegue

Close