O que é Escabiose (Sarna)?

escabiose ou sarna

A Escabiose também conhecida por Sarna é uma doença de pele contagiosa causada por uma espécie de ácaros muito pequenos.

Causas, incidência e fatores de risco
A escabiose (sarna) é encontrada em todo o mundo entre pessoas de todos os grupos e faixas etárias. É transmitida pelo contato direto com pessoas infectadas e menos frequentemente por partilha de  roupas ou da cama. Às vezes, famílias inteiras são afetadas.

Os ácaros que causam a escabiose (sarna) penetram na pele e depositam os seus ovos, formando um buraco que parece uma marca de lápis. Os ovos amadurecem em 21 dias. A erupção pruriginosa é uma resposta alérgica ao ácaro.

Sintomas

  • Comichão, especialmente à noite
  • Erupções cutâneas
  • Feridas (escoriações) na pele provenientes de se coçarem
  • Marcas finas de linhas na pele

Os ácaros podem ser mais difundidos na pele de um bebé, causando borbulhas no tronco ou pequenas bolhas nas palmas das mãos e plantas dos pés. Em crianças pequenas, a cabeça, pescoço, ombros, palmas das mãos e solas dos pés são afetadas. Em crianças maiores e adultos, mãos, pulsos, genitais e abdómen são afetados.

Sinais e exames
O exame da pele mostra sinais de escabiose (sarna). Os testes incluem um exame ao microscópio de raspados de pele retiradas de uma bolha.

Tratamento
A prescrição de cremes e pomadas são frequentemente usados ​​para tratar infecções de escabiose  (sarna). O creme mais utilizado é permetrina 5%. Outros incluem cremes de benzoato de benzilo e de enxofre em petrolato. O lindano é raramente usado, por causa dos seus efeitos secundários.

Os cremes são aplicados em todo o corpo. Toda a família ou parceiros sexuais de pessoas infectados podem precisar de ser tratados, mesmo que não apresentem sintomas.

Para os casos difíceis, alguns prestadores de cuidados de saúde também podem prescrever medicamentos tomados por via oral para matar os ácaros da escabiose (sarna). A ivermectina é um comprimido que pode ser usado.

O prurido pode continuar depois do início do tratamento, mas desaparecerá se seguir o plano do médico e o tratamento prescrito. A comichão pode ser reduzida aplicando compressas frias e loções de calamina. O seu médico pode também recomendar um anti-histamínico oral.

Prognóstico
A maioria dos casos de escabiose (sarna) pode ser curada sem problemas a longo prazo. Um caso grave como muita descamação da pela pode ser um sinal de que a pessoa tem uma doença como o HIV (Sida).

Complicações
Coçar com muita intensidade pode causar uma infecção cutânea secundária.

Visite o seu médico se:

  • Tem sintomas de sarna
  • A pessoa que esteve em contato próximo foi diagnosticado com sarna

Prevenção
Evite contato com pessoas infetadas.

 

Outros artigos de interesse:



Comentários

comentários

Read more:
sexo saudavel
Os benefícios do sexo para a saúde

Muitas pessoas estão insatisfeitas com as suas vidas sexuais, e a maioria delas não relatam ser capazes de encontrar tempo...

Close